Sabe o que acontece quando a gente se une para fazer o bem?
Tudo se transforma! Pensando no poder da transformação que temos, as Escolas Associadas do PEA UNESCO no Paraná idealizaram o Dia do Voluntariado PEA UNESCO. Ao realizarem suas ações comprovaram, mais uma vez, que quem dá, também recebe e quem transforma acaba sendo transformado...
Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece)
A ação REDI visa ampliar o impacto de serviços médicos assistenciais para pessoas com deficiência intelectual de alta especificidade, associada ou não a outras patologias em situação de vulnerabilidade, atendidas pela Afece, através da capacitação de todos os profissionais que trabalham diretamente com os beneficiários. A capacitação será feita por profissionais da área de saúde.
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 225
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 200
COLÉGIO BASTOS MAIA
Ação Voluntária – Atitude que transforma: Revitalização de quadra esportiva
O Colégio Bastos Maia e seus alunos do 9º ano e Ensino Médio se mobilizaram para fazer a revitalização da quadra esportiva da Escola Municipal Lapa. Durante o ano, professores e alunos participaram de eventos em que envolveram os pais e funcionários, visitaram a escola, fizeram rifas e angariaram recursos para que a ação planejada acontecesse de forma eficaz e divertida. O objetivo da ação é realizar o trabalho em equipe, valorizar a atividade física, a saúde e a integração social.
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 647
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 1828
Colégio Bom Jesus
Projeto Monitoria: Integração que Transforma
Com o objetivo de ampliar a nossa missão institucional, o Bom Jesus oferece reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática para alunos do 8.º e do 9.º ano do Colégio Estadual Guaíra. Por meio de atividades, os alunos retomam conteúdos, tiram dúvidas e descobrem novas formas de estudar. A ação é realizada semanalmente por professores e alunos voluntários do Bom Jesus. O projeto também leva recreação para os estudantes durante o período do intervalo, além de doação de livros paradidáticos e orientação para hábitos de estudos. Mais uma vez, o PEA-Unesco PR está contribuindo para uma ed
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 93
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 500
Escola da Colina
Revitalização e arborização do parque da Escola Rural Municipal Professora Divahê Cruz Ulrich
Os alunos do Grupo Tolerância (4°Ano da Escola da Colina), e da Escola Municipal Rural Professora Divahê Cruz Ulrich, atendendo a solicitação da Diretora Priscila Oliveira, desenvolveram um projeto de revitalização do parque da escola. A ação visou explorar todo potencial da área, com o plantio de árvores nativas e implantação de brinquedos feitos com material reciclado. Tornando, desta forma, o espaço mais atrativo para as crianças que utilizam o parque.
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 52
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 600
Escola Nilza Taturce
Remédio vencido? Cuidado com o resíduo!
Ações práticas voltadas ao descarte adequado de medicamentos foram desenvolvidas com os alunos. Munidos de informações sobre a conservação das águas compartilharam com os colegas da Escola Colônia Augusta conhecimentos sobre o descarte apropriado de medicamentos e os impactos gerados ao meio ambiente quando há descarte inadequado. Contribuir voluntariamente com a disseminação de conhecimento, propagando práticas adequadas de manuseio e preservação dos lençóis freáticos, é fundamental quando se pensa em proteção dos recursos naturais do nosso planeta.
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 521
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 1563
COLÉGIO OPET
Fuxico Solidário
A realização do dia do voluntariado envolveu todas as famílias do Colégio Opet, além do Uniopet e Instituto. Foram confeccionados 3500 fuxicos doados para ONG Atitude na Cabeça, este trabalho foi realizado voluntariamente pelas famílias. Recebemos também idosos de duas instituições, acolhidos pelos alunos do colégio, proporcionando a eles uma tarde cheia de amor. Contamos também com a presença dos Amigos do Hospital de Clínicas que trouxeram a mensagem de como se doar por alguém que não se conhece.
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 2200
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 100
Colégio Positivo
Projeto Beija Flor- Formação Humana
O Colégio Positivo, em conjunto com alunos e professores, esteve envolvido em diferentes ações voluntárias. Por meio do projeto Beija-flor, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, das sedes Junior e Ambiental, doaram o seu tempo para atender as crianças da AMA- Associação Maria Amélia, localizada no Campo Comprido. A ação promoveu um dia recreativo com as crianças, ofertando pintura, hora do conto, jogos e brincadeiras. Além disso, os alunos também se mobilizaram para arrecadar alimentos, vestuário e material escolar que foram doados à instituição.
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 32
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 2427
Colégio Saint Germain
Saint Germain em Ação
O trabalho contínuo com valores humanos fez com que os alunos do Colégio Saint Germain se motivassem a desenvolver ações solidárias como visitar o Lar de Idosos Santa Luzia, a Escola Especial Menino Jesus e ministrar aulas de reforço para alunos do colégio. Este ano resolveram mobilizar a comunidade em torno do colégio para a realização de ações voluntárias. Criaram um folder da importância de ser voluntário, como podemos nos tornar voluntários e como pequenas ações podem fazer grandes diferenças.
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 15
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 50
Colégio Nossa Senhora de Sion
Gentileza gera Gentileza
O Centro de Educação Infantil Irmã Isabel Cristina, fundado em 1982, é uma instituição filantrópica que atende cem crianças em idade pré-escolar. Situado em uma comunidade do bairro Cajuru, o CEI nunca teve uma biblioteca. Alunos do Colégio Sion mobilizaram colaboradores com o objetivo de transformar um espaço físico ocioso nas dependências do CEI em um ambiente de leitura e de interação com livros, jogos lúdicos e didáticos, com o intuito de oportunizar às crianças uma viagem ao mundo do conhecimento por meio do hábito de ler. Realizar sonhos e levar alegria aos outros é uma das melhores experiências que podemos viver.
Vídeo
Fotos
Pessoas impactadas
Impacto direto
Pessoas que se envolveram diretamente na ação: 250
Impacto indireto
Pessoas que foram envolvidas na ação para colaborar mas não estavam diretamente presentes na ação: 350