Escolas Associadas da UNESCO no Paraná

Você conhece mesmo sua cidade?

Mais uma vez o PEAPR, está contribuindo para uma educação em favor da paz e dos valores humanos. Todo ano, os alunos das escolas envolvidas criam projetos com temas que incentivam a sustentabilidade, educação, paz entre outros. Este ano, o projeto é muito especial: um site para desvendar pontos turísticos desconhecidos próximos de sua escola. O projeto foi inspirado no Ano Internacional do Turismo Sustentável, e traz curiosidades incríveis sobre nossa cidade. Quer saber mais né?

Conheça sua cidade como você nunca viu.

 

Colégio Opet

Cruz do Pilarzinho

Histórico do Local

Pilarzinho começou a se formar em 1792, com a construção da capelinha de Pilar, demolida em 1932, data da construção da capela atual. No local existiam apenas extensas chácaras de imigrantes alemães, onde se explorava a terra com o cultivo de cereais, criação de gado e plantação de hortaliças. A história do surgimento da Cruz do Pilarzinho remete aos tempos dos primeiros colonizadores do PR, que usavam a cruz como símbolo de conquista e posse de terra.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

No Pilarzinho localiza-se o parque Tinguí e Tanguá, que preserva a natureza num lugar destinado anteriormente a ser depósito de lixo. No bairro também está o bosque Zaninelli, onde está a Universidade livre do meio ambiente, espaço destinado a assuntos relacionados ao meio ambiente.

 


 

Colégio Positivo

Parque Municipal Jardim Ambiental

Histórico do Local

O Jardim Ambiental fica no bairro Alto da XV, na rua Schiller e foi inaugurada em 1978, pelo presidente Ernesto B. Geisel. O local conta com uma agradável área verde, uma pista de caminhada e de bocha para os mais velhos, academia ao ar livre, cancha de areia, quadra poliesportiva, playground, mesas de xadrez e uma pista de skate, muito concorrida, que no passado já revelou atletas para mundiais.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

Pois trata-se de um espaço de grande relevância social, econômica e ambiental. Em relação aos aspectos sociais, há diversos atrativos que o local apresenta para os moradores, como bancos, pista de cooper, de bocha e de skate, cancha de futebol, parquinho, academia ao ar livre, entre outros. Em relação aos aspectos econômicos destaca-se o grande número de comércios localizados próximos a praça e, por fim, relacionado aos aspectos ambientais destaca-se a grande área verde e natural de alta relevância ecológica.

 


 

Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial

Escola São Francisco de Assis

Histórico do Local

No dia 27 de setembro de 1967, nasceu a Afece, uma organização não governamental que presta serviços à pessoa com deficiência intelectual de alta especificidade. Começou somente com trabalhos de assistência social porém a partir de 1976, a Afece tornou-se mantenedora da Escola São Francisco de Assis. Hoje os atendidos chegam a 225. Com atendimentos educacionais, médicos e de assistência social.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

Única instituição no sul do país a atender cidadãos com deficiência de alta especificidade. Realiza trabalhos educacionais, atendimentos na área da saúde e serviço social, de forma 100% gratuita. Atende hoje 225 pessoas com deficiência, sendo referência na área de atuação.

 


 

Colégio Saint Germain

Parque Histórico da Vilinha

Histórico do Local

O Parque Histórico da Vilinha, localizado no Bairro Alto em Curitiba, foi inaugurado no ano de 2011 e é um marco histórico para Curitiba. O local representa a chegada da expedição portuguesa liderada por Ébano Pereira no século XVII. Subindo pelo Rio Atuba, a expedição, que a princípio buscava ouro na região, depara-se com uma tribo de índios Tingui e encontram no cacique a ajuda necessária para definir um local seguro que marcaria a fundação da cidade de Curitiba.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

O Parque possui grande valor histórico, já que representa a primeira escolha para a fundação de Curitiba. Por ser tangenciado pelo Rio Atuba, o Parque aproxima o contato entre quem visita o local e o mesmo, tornando viva e cotidiana a necessidade de se preservar um rio tão importante quanto este. O Parque também torna-se opção de lazer e de práticas esportivas, já que possui quadras e trilhas de caminhada, valorizando a região onde se encontra, dita como periférica.

 


 

Colégio Bom Jesus

A região das três pérolas sustentáveis

Histórico do Local

O Colégio Bom Jesus Internacional Alphaville está situado na Rua Estrada da Graciosa, que é a principal via de interligação entre os municípios de Curitiba, Colombo, Pinhais e Quatro Barras. O Colégio está em Colombo e ao norte faz divisa com a Vila Zumbi. Antes um local de invasão, desde 2010, a vila é um bairro de Colombo. Ao sul, estão os condomínios Alphaville, que surgiram há mais de 15 anos com a proposta de unir as áreas de preservação ambiental da região e moradias mais seguras, visando a uma maior qualidade de vida.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

Alunos do 7.º ano do Colégio Bom Jesus Internacional Alphaville, sensibilizados pelo tema do projeto, pesquisaram a respeito dos locais definidos como “as pérolas da região” do entorno da escola. Por meio de entrevistas e aulas de campo, descobriram as características econômicas, sociais, culturais e ambientais dessas comunidades e as relacionaram aos projetos desenvolvidos nesses locais voltados à sustentabilidade e à promoção social.

 


 

Escola Nilza Taturce

SINDUSCON-PR Sindicato da Indústria da Construção

Histórico do Local

O SINDUSCON-PR Sindicato da Indústria da Construção Civil é um dos primeiros sindicatos empresariais do Estado. Fundado em 1944, elege a ética como valor essencial em sua atividade fim. Na busca de minimizar os impactos ambientais provocados pela construção civil, surge o paradigma da construção sustentável. No âmbito da Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento o conceito transcende a sustentabilidade ambiental, para abraçar a econômica e social, que enfatiza a adição de valor à qualidade de vida do seu entorno.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

É um projeto inovador e ambientalmente responsável, desde a concepção até a finalização da obra. Prevê a utilização de energia fotovoltaica, que transforma o sol em energia elétrica, o reuso da água e mantém um ambiente com temperatura constante graças ao revestimento da fachada em vidro duplo e refletivo ao calor solar e ao frio. Recebeu o Selo LEED por colocar em prática um projeto sustentável, que além de aproveitar recursos naturais e diminuir dos impactos ecológicos é também economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

 


 

Colégio Nossa Senhora de Sion

Bosque do Convento Solitude

Histórico do Local

O Convento Solitude foi construído pela Província das irmãs de Sion no Brasil, em um bosque, na antiga Fazenda Santa Bárbara, há quase sessenta anos e até hoje preserva uma das maiores áreas verdes do bairro Cajuru bem como, as características ambientais, sociais e culturais frente a uma região em pleno desenvolvimento. O espaço que comporta espécies nativas de plantas é pouco conhecido e explorado mas se faz presente no arredor de uma Escola PEA do Paraná.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

Ações desenvolvidas com os alunos do Sion na área onde são cultivadas árvores frutíferas e com o exemplar de Tipuana tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado do Paraná, levaram os alunos a desvendar, nomear espécies nativas, revitalizar e usufruir de uma riqueza ambiental ainda preservada – o Bosque do Convento Solitude. O espaço recebeu destaque em matérias da Gazeta do Povo por ser um local de reflexão e paz que pode ser desfrutado por alunos, pais e comunidade.

 


 

Colégio Bastos Maia

Quartel do Boqueirão - 5º GAC AP

Histórico do Local

Criado pelo presidente Marechal Floriano Peixoto na revolução de 1893, o 6º Regimento de Artilharia em Santa Cruz – RJ. E pós transferida para Curitiba com primeira missão em SC. Participou da Campanha de Canudos e Revoluções anos 20 e 30. Instalando se no bairro Boqueirão em 1949. Passou a ser 5º Regimento de Obuses época que recebeu armamento. Participou da ordem interna nos anos de 1954 e 1956 e Revolução Democrática 1964. Em 1980 recebeu denominação de “Grupo Salomão da Rocha” em homenagem ao jovem capitão herói da Campanha de Canudos.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

Exemplo de sustentabilidade ecológica dentro do quartel com horta, que mantém o batalhão, produzindo alimentos sem agrotóxicos e isentando poluentes nas vias pluviais que cercam a região e deságuam na área metropolitana, demonstram a preocupação não somente na manutenção de árvores mas no consumo de alimentos saudáveis. Destacando a importância no conhecimento de um local onde há a preservação da fauna e flora em região urbana dentro de um bairro habitado e amplamente dependente de atividades comerciais e pequenas zonas de manufatura industrial

 


 

Escola da Colina

Circuito Rural Taquaral

Histórico do Local

Os primeiros moradores da localidade eram descendentes de portugueses, italianos e poloneses. A economia era baseada na agricultura de subsistência e na construção de estradas. Devido ao solo rico em argila a região tornou-se sede de muitas olarias. Pela proximidade com outras colônias os moradores da Campina do Taquaral frequentavam escolas e igrejas vizinhas. No ano de 1966, construíram uma igreja em homenagem a Nossa Senhora da Luz e, recentemente, a comunidade inaugurou uma Escola Rural.

Vídeo


Fotos

          
 
Por que é ícone de sustentabilidade?

O Circuito Rural Taquaral é mais um atrativo turístico de São José dos Pinhais. Conta com vinícolas, cantinas com produtos artesanais, hortifrútis orgânicos, agropecuária, artesanato em palha, olarias, chácaras com infraestrutura para eventos, restaurantes e cafés, tudo isso em meio à natureza exuberante banhada pelo Rio Miringuava.