O ano 2020 foi um ano de grandes desafios. O mundo foi surpreendido pela constatação de que estamos todos muito mais conectados do que imaginávamos. O espalhamento da COVID19 pelo mundo, nos colocou em um estado de alerta e impôs às escolas uma nova realidade de atuação. Sem poder receber seus alunos nas instalações escolares, educadores de todo o mundo buscaram caminhos para oferecer aos estudantes um ambiente para aprendizagem de conteúdos e desenvolvimento de competências sócio-emocionais para enfrentar esse momento.
Conseguimos ensinar tudo o que previmos para o ano? Sem dúvida, não. Mas ensinamos e aprendemos o que não imaginávmos. O espírito educador de nossas escolas prevaleceu e trilhamos novos caminhos e organizamos novos espaços e rotinas para promover o desenvolvimento de nossos alunos, inspirados pelos ideais da UNESCO.
BOM JESUS SÃO VICENTE Ação: Compartilhe ensino, doe um celular/computador O Projeto "Peixe Vivo" – do Coral Sion - foi criado em 2020, como um intenso recurso para trabalhar as relações, um caminho para formação e conexão com outras culturas, em tempo e espaço pois a arte incorpora e amplia os conhecimentos. |
COLÉGIO BASTOS MAIA Ação: Educação para o Aprendizado Intercultural Para envolver e aproximar as famílias e a escola, realizamos uma vídeo chamada onde os alunos do 4º ano após estudarem com a orientação da professora, explicaram individualmente sobre uma lenda ou história. Eles apresentaram o tema FOLCLORE de forma lúdica, por meio de teatro, encenações, música e receitas, com a participação da família. Este trabalho agregou valores, uniu os familiares em torno do conhecimento, demonstrando que o aprendizado acontece mesmo a distância.
|
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE SION Ação: Projeto Peixe Vivo Para envolver e aproximar as famílias e a escola, realizamos uma vídeo chamada onde os alunos do 4º ano após estudarem com a orientação da professora, explicaram individualmente sobre uma lenda ou história. Eles apresentaram o tema FOLCLORE de forma lúdica, por meio de teatro, encenações, música e receitas, com a participação da família. Este trabalho agregou valores, uniu os familiares em torno do conhecimento, demonstrando que o aprendizado acontece mesmo a distância.
|
COLÉGIO ESTADUAL PROF ISABEL LOPES SANTOS SOUZA Ação: Formatura Online dos 3ºs Anos (Ensino Médio) O ano de 2020 foi desafiador e nos tornou protagonistas em muitas ações. O nosso Colégio esteve o mais próximo possível de nossos alunos, nos demos as mãos numa imensa corrente de carinho e cuidados uns com os outros. Nossa melhor ação está relacionada aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, alunos que trilharam uma caminhada linda em nosso Colégio. Em uma ação conjunta, pudemos proporcionar a eles uma belíssima cerimônia de Formatura virtual e pensando nos princípios da Rede PEA/UNESCO (Cultura da Paz e Valorização do Outro), pudemos tornar este final de ano mais significativo, fizemos com que estivessem compartilhando esta imensa alegria com seus familiares e recebendo deles o certificado de conclusão do Ensino Médio, numa atitude de amor ao próximo. Os resultados foram, sem dúvidas, gratificantes e tornaram o nosso ano mais leve.
|
COLÉGIO OPET Ação: Projeto Nome de Turma/Fitossanidade O projeto Fitossanidade teve como objetivo proporcionar momentos para a reflexão sobre a importância das plantas para o meio ambiente e na vida do ser humano. Intencionou ainda oferecer subsídios para que as crianças conhecessem os cuidados necessários no plantio para que pragas e doenças não se espalhem e não comprometam a saúde humana. Na Educação Infantil e no 1º ao 5º ano o tema foi articulado ao projeto Nome de turma. Para aproximar o subtema às pesquisas em sala, cada turma de Educação Infantil ao 5º ano escolheu em votação um nome, cujo tema norteou as pesquisas durante o ano. Todas as turmas foram inseridas em uma trilha de aprendizagem (de abril a novembro) organizada em:
|
COLÉGIO OPET Ação: Mostra do Conhecimento Online O projeto Fitossanidade teve como objetivo proporcionar momentos para a reflexão sobre a importância das plantas para o meio ambiente e na vida do ser humano. Intencionou ainda oferecer subsídios para que as crianças conhecessem os cuidados necessários no plantio para que pragas e doenças não se espalhem e não comprometam a saúde humana. No 6º ao 9º ano os estudantes vivenciaram uma trilha de aprendizagem (agosto a novembro) organizada em:
|
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA GLÓRIA – FRANCISCO BELTRÃO/PR Ação: Meditação – Quietude diante do caos Neste tempo de pandemia fomos obrigados a parar. De uma hora para outra tivemos que nos reinventar, lidar com diferentes emoções e sentimentos, muitos deles de medo e insegurança. A fim de auxiliar os alunos e suas famílias neste período de isolamento social o Colégio Nossa Senhora da Glória propôs, com maior intensidade, a realização da meditação. Esta prática contribui para a educação do coração, para um olhar contemplativo da vida e do mundo. Com este exercício possibilita-se a harmonização do corpo, mente e espírito, potencializando o ser humano na sua inteireza.
|
ESCOLA NILZA TARTUCE Ação: Articulação e Superação A partir da identificação das necessidades das famílias e alunos durante a pandemia houve a articulação entre as áreas da assistência social, saúde e educação oferecendo subsídios como alimentação, produtos de higiene, apoio emocional e pedagógico. O estabelecimento de parcerias garantiu o recebimento de doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza e prestação de serviço voluntário assim como acompanhamento da saúde mental das famílias em decorrência de todas as mudanças vivenciadas. As famílias atendidas também receberam orientações para plantio de hortaliças e legumes viáveis em suas casas. A ação resultou na promoção de ações para a sustentabilidade e a prática de uma educação holística e transformadora, que orientadas pelas necessidades da comunidade e subsidiadas pelos ODS, potencializam a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
|
ESCOLA DA COLINA EDUCÃÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Ação: Articulação e Superação Realizamos um estudo sobre as PANCS (Plantas alimentícias não convencionais), que ocorrem na nossa cidade. Como culminância das investigações realizadas, semeamos no ambiente escolar mudas dessas plantas e na Semana da Criança que aconteceu de 13 a 16/10, elaboramos um kit de atividades inspirados na obra de Rachel Carson “ Uma lenda para o amanhã”. As crianças receberam jogos, brincadeiras, sementes e um vídeo animado com a lenda, que foi adaptada para nossos pequenos!
|
DEUTSCHE SCHULE CURITIBA - ESCOLA ALEMÃ DE CURITIBA Ação: Semana do Meio Ambiente Em 2020, comemoramos a Semana do Meio Ambiente com diversas atividades nas salas virtuais de aula para nossas alunas e alunos do Fundamental I e II. Como resultado, tivemos lindas expressões artísticas, poemas e produções de texto. Além disso, publicamos diariamente em nossa plataforma de estudos, um desafio da área de meio ambiente para as crianças. A participação foi muito alta!
|